O IDEAS
 
     
       
Diretoría
Parceiros
Contatos
 

ANDREA VANZILOTTA - Bacharel em Estatísticas e Ciências Atuarias, Pós-graduada em Gestão de Fundos de Pensão pela COPPE/UFRJ-IDEAS, ex-Diretora de seguridade e Administração do Instituto AERUS. Professora Programa de Pós-graduação em Previdência Complementar do Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, entre inúmeras outras atuações como docente.

ANDRÉA NEUBARTH CORRÊA - Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá (1983). Cursou mestrado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - FGV (1980).Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1967).

 

Atuou como Auditora-Fiscal da Previdência Social de 1983 a 2003, com exercício na Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social de 1996 a 2003. Integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração das Leis Complementares n° 108 e 109, de 2001. Foi Coordenadora-Geral de Arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social no âmbito estadual e federal, tendo exercido várias outras funções de direção e assessoramento na administração pública. Participou como palestrante em diversos seminários e cursos, abordando questões relativas à previdência social, em especial, ao Regime Complementar e aos Regimes Próprios dos Servidores Públicos.

CARLOS JOSÉ GUIMARÃES COVA - Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense ; graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense; graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense; graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1991). Atuou como Consultor Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Administração Pública da Fundação Escola de Serviço Público. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Logística e Produção, globalização, orçamento público, mercado de capitais, análise de risco e plano de negócios.

CAROLINA LINHARES MARQUES DA CRUZ - Pós-graduação Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (UNESA) / 2014 Comunicação com o Mercado (ESPM) / 2005 Graduação Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (UGF) / 1998 EXPERIÊNCIA Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER (Empresa de Previdência Complementar) Desde Março/2002 Assessora de Comunicação (Nível Gerencial).

FABIANO ROMES MACIEL - Pós Graduação Stricto Sensu: Fundação Getúlio Vargas - EBAPE – Rio de Janeiro - RJ Mestrado Executivo Gestão Empresarial Conclusão: 2013; Pós Graduação Lato Sensu: Fundação Getúlio Vargas – Brasília - DF Ciências Contábeis Conclusão: 1995;  Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI/USP – Brasília - DF MBA Controladoria Conclusão: 1998;  CEFET–RJ / I L M – Inteligência Empresarial – Rio de Janeiro – RJ. Foi Gerente Executivo da Controladoria da PREVI - FUNDO DE PENSÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL (Rio de Janeiro - RJ) – cedido pelo Banco do Brasil.

FLÁVIO MARTINS RODRIGUES - Mestre em Direito Empresarial e Tributação pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro), com  tese intitulada “O Tratamento Tributário dos Fundos de Pensão e a Realização dos Direitos Fundamentais”. Pós-Graduado MBA em Fundos de Pensão – UFRJ – COPPE – 1999. Pós-Graduado em Reformas de Sistemas Previdenciários (Executive Retreat on Pension Reform) – Havard University – Kennedy School of Government – 2001. Advogado Sênior de Bocater, Camargo, Costa e Silva – Advogados Associados. Coordenador e Professor no Curso de Pós-Graduação lato sensu “Previdência: Regimes Públicos e Privados” da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor no Curso de Pós-Graduação MBA em Previdência Complementar – UFRJ – COPPE/IDEAS – Disciplina: Legislação da Previdência Complementar.  Professor no Curso de Previdência Complementar da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – GV Law. Autor do Livro “Fundos de Pensão; Temas Jurídicos”, publicado pela Livraria e Editora Renovar, Rio de Janeiro, 2003.

GERALDO DE ASSIS SOUZA JÚNIOR, M.Sc - Doutorando em Administração pela Universidad de La Empresa em Montevidéu / Uruguai. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. MBA em Previdência Complementar pela PUCMINAS. Especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Contador formado pela Pontifícia PUCMINAS, com 22 anos de atuação como Gerente de Contabilidade e Controles em entidades fechadas de previdência complementar de grande, médio e pequeno porte. Sócio Diretor da Empresa PensionLtda, responsável pela contabilidade e consultoria em diversas entidades fechadas de previdência complementar. Professor da Universidade Federal de Viçosa. Professor dos cursos de MBA em Previdência Complementar do Instituto IDEAS, FGV, PUCMINAS e PREVIPAR. Coordenador da Comissão Técnica Nacional de Contabilidade da ABRAPP.

JACQUES MENDES MEYOHAS - Pós-graduação em Atuária - UFRJ/Funenseg – 2003; Desenvolvimento Gerencial (PDG) - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial (hoje IBMEC/Exec) – 1995; Matemática (modalidade Informática)- UERJ – 1992 e Ciências Atuariais - UFRJ – 1988. Atual Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto Oswaldo Cruz de Seguridade Social – FioPrev com mais de vinte e seis anos de atuação em Entidade de Previdência Complementar Fechada. Certificado na modalidade investimentos pelo ICSS - Instituto de Certificação da Seguridade Social.

LUCIANO PEREIRA VARANIS -  Mestre em Matemática Aplicada da Informação pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (2014); graduado em Administração de Empresas pelo Ibmec do Rio de Janeiro (2008), Atuou como coordenador de investimentos no Instituto Infraero de Seguridade Social – INFRAPREV, onde também desempenhou a função de gerente de investimentos e de participação substituto.  Tem grande experiência na área de Investimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise e Gestão de Investimentos, Análise e Gestão de Risco, Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e de Capitais, Private Equity e Sustentabilidade. Também possui experiência em Gestão de Custo e Gestão Orçamentária. Professor do curso de pós-graduação em previdência complementar do IDEAS – RJ.

 MARIA ALICE FERRUCCIO DA ROCHA - Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, empreendedorismo, gestão estratégica, responsabilidade social.

MAURICIO SALDANHA DE LUNA PEDROSAEngenhiro Civil formado pela   Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com sólida carreira desenvolvida na área financeira, atuando em posições estratégicas e de liderança executiva em empresas de grande porte, tais como Banco Citibank e Banco Chase Manhattan; experiência no gerenciamento de equipe de gestão de recursos em renda variável e de alocação de recursos. (Wealth Management); desenvolvimento de programas de Risk Management com o desenho de estruturas de derivativos provedoras de Hedge para os riscos potenciais; coordenação e desenvolvimento de equipe de análise de empresas para estimação de Valuation de companhias targets de investimentos; experiência na elaboração, controle e acompanhamento de orçamentos e de metas para equipes de gestão.

PAULO ROBERTO BORGES GOMES DA SILVA - MBA/Pós-Graduação “Gestão de Fundos de Pensão” – COPPE/UFRJ e graduado em Matemática (licenciatura e bacharelado) – Faculdade Santa Úrsula – RJ. Experiência na confecção, análise e atualização de estatutos de EFPC´s e em desenho, estruturação e elaboração de regulamentos de planos de benefícios previdenciários; estruturação e coordenação de área técnica de benefícios e atuarial; elaboração e apresentação de seminários, palestras, treinamentos e cursos técnicos; docência em cursos de pós-graduação. Vivência na coordenação na área de planejamento estratégico e participação em negociações com entidades representativas, financeiras e órgãos governamentais. Atuação em órgãos de governança de entidades de previdência pública e privada. Integrante do Grupo Técnico designado pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar – CGPC com a finalidade de promover o aprimoramento da legislação da previdência complementar brasileira em 2003.

 
 
VÂNIA FERREIRA LOPES DOS SANTOS – Psicóloga, pós-graduada em Gestão da Qualidade (UCP),  Gestão Empresarial (FGV),  MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis(UFF-Latec),Engenharia de Planejamento com ênfase em Fundos de Pensão(UFRJ-Coppe). Certificada pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS)com ênfase em Administração. Experiência na implantação e gerenciamento dos subsistemas de recursos humanos (recrutamento/seleção, treinamento/desenvolvimento, cargos/salários , avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional, orçamento, relações trabalhistas, benefícios, segurança e medicina do trabalho, comunicação interna e eventos), tornando a área participativa e ativa em todos os processos e resultados organizacionais.  Experiência na área de Qualidade com Programa 5S, mapeamento de processos e documentação para Certificação ISO 9000.