On-line e ao vivo

Demonstrações Contábeis e Controles Internos – Atuação das EFPC nos relatórios do Auditor Independente

4 Pontos
8 Pontos

Objetivo

Proporcionar uma discussão junto aos agentes que atuam nas EFPC sobre as tratativas e entendimentos acerca dos relatórios emitidos pelos auditores independentes, em especial àqueles exigidos no inciso XI, artigo 362 da Resolução PREVIC 23 de 14/08/2023.

Art. 362. As EFPC devem elaborar os seguintes documentos

(…)

XI – relatórios de auditor independente, descritos a seguir:

  1. a) relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis;
  2. b) relatório circunstanciado sobre controles internos; e
  3. c) relatório para propósito específico, exigido para as EFPC classificadas pela Previc no segmento S1.

 

Abrangência

 Planos de Benefícios Previdenciais

 

Público Alvo

Membros do Conselho Fiscal e da Diretoria, profissionais dos órgãos Jurídico, Contábil, Auditores, Controle Interno, Compliance e demais áreas de apoio ao processo decisório.

  

Conteúdo Programático

  • Fundamentação Legal e conceitos iniciais

Este tópico tem o objetivo de discorrer sobre a base legar aplicável ao tema, observando as regras e normativos que as EFPC estão vinculadas bem como as regras impostas aos Auditores Independentes.

  • Conteúdo e objetivo de cada relatório

Neste tópico será apresentado os tipos de relatórios exigidos, bem como os conteúdos e as abordagens previstas na legislação e que deverão ser recepcionados pelas EFPC.

  • Ações das EFPC frente a emissão dos relatórios

Neste último tópico, trataremos das diversas implicações do conteúdo dos relatórios emitidos pelos Auditores Independentes sob a ótica e atuação da EFPC.

Sobre os Professores

Prof. Vander José Resende Oliveira

Contador, pós-graduado em Finanças e Controladoria. 23 anos de experiência na área de contabilidade. Atua no seguimento de Previdência Complementar desde 2005 e no seguimento de Saúde desde 2013. Membro integrante de Comitês de Investimentos de EFPC desde 2010. Participou das Comissões Técnicas de Contabilidade e de Governança da ABRAPP, entre os anos de 2010 e 2015. Coautor do livro “Gestão Baseada em Risco” (2011). Possui certificação do ICSS, com ênfase em contabilidade (desde 2013) e com ênfase em investimentos (desde 2017).

Inscrição

Verifique se o curso escolhido contará pontos para alguma dessas instituições e assinale a sua opção.
É importante que, caso você seja uma empresa e deseje inscrever mais de um aluno, coloque todos os alunos em uma planilha com os mesmos dados solicitados no formulário e anexe-a ao formulário.
Se o responsável financeiro for uma empresa, preencha os dados abaixo. Caso contrário, marque a opção “Aluno responsável” e finalize a inscrição.

Para mais informações entre em contato através do WhatsApp.

Valor: R$ 480,00

Prece Previdência Complementar

×