Objetivo:
Proporcionar uma discussão junto aos agentes que atuam nas EFPC sobre os resultados dos Planos e da Entidade, frente à elaboração das Demonstrações Contábeis de encerramento de exercício, e sobre o processo de validação realizado pelos Auditores Independentes.
Abrangência
Planos de Benefícios Previdenciários e Plano de Gestão Administrativa
Público Alvo
Membros de Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria, profissionais que atuam nas áreas Contábil, Jurídica, Atuarial, de Investimentos, Auditoria e demais áreas de apoio ao processo decisório.
Conteúdo Programático
I – Fundamentação Legal e conceitos iniciais
Este tópico tem o objetivo de discorrer sobre a base legal aplicável ao tema, observando as regras e normativos que as EFPC estão vinculadas bem como as regras impostas aos Auditores Independentes nos trabalhos de verificação das Demonstrações Contábeis.
II – Análise dos resultados da EFPC e preparação para elaboração das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas;
Identificação das peças que compõe as Demonstrações Contábeis dos Planos Previdenciais (Balanço, DMPS, DAL, DMAL, DPT, DPGA) bem como o objetivo e os itens que as compõe. Neste tópico também será avaliado os principais grupos de informação constantes nestes Demonstrativos, assim como as variações dos resultados observados no exercício.
III – Avaliação do Patrimônio de Cobertura dos Planos
Este tópico tem como objetivo apresentar temas e controles relacionados aos principais itens que compõe o Patrimônio dos Planos. De forma que, a partir das discussões, seja possível a análise quanto a:
- Ativo de Investimentos;
- Passivo Contingente;
- Provisões Matemáticas;
- Equilíbrio técnico dos planos;
- Custeio e Despesas Administrativas;
- Outros itens relevantes que impactam os registros contábeis.
IV – Ações das EFPC frente a emissão das Demonstrações Contábeis e dos relatórios de auditoria externa
Neste último tópico, trataremos do processo de elaboração das Demonstrações Contábeis e das ações da entidade frente ao conteúdo dos relatórios de Auditores Independentes.