Objetivos
O curso tem por objetivo explorar a Gestão dos Recursos Administrativos e a Gestão dos Planos de Previdência Complementar, associando a longevidade e maturidade de cada plano de benefícios, utilizando como ferramenta de apoio a Gestão dos Controles Internos.
Público Alvo
Membros do Conselho Fiscal e da Diretoria, profissionais dos órgãos Jurídico, Contábil, Auditores, Controle Interno, Compliance, Comitês Consultivos e demais áreas de apoio ao processo decisório.
Conteúdo Programático
Módulo I – Aspectos Legais relacionados às EFPC´s
- Histórico Regulamentário Geral
- Quiz
Módulo II – Abordagem da Resolução PREVIC, sua aplicabilidade e Impactos no PGA
- Custeio Administrativo
- Receitas da Gestão Administrativa;
- Receitas Diretas da Gestão Administrativa;
- Orçamento
- Regulamento do PGA
- Taxa de Administração e Taxa de Carregamento
- Fontes de Custeio
- Critérios quantitativos e qualitativos;
- Fundo Administrativo Compartilhado;
- Controle e Transparência;
- Limites e Critérios aplicáveis pelos planos de benefícios, de que trata a Lei Complementar nº 108/2001;
- Quiz
Módulo III – Controles Internos e Gestão de Riscos – Metodologia COSO
- COSO ICF – Internal Control Integrated Framework
- COSO ERM – Enterprise Risk Management Integrated Framework
- Monitoramento
- Quiz